Está escrito em destaque "Septuagésima sexta Reunião Anual da SBPC" e o tema "Ciência para um futuro sustentável e inclusivo". As palavras sustentável e inclusivo estão evidenciadas por faixas nas cores vermelha e amarela, respectivamente. Abaixo, está escrito o subtítulo do tema: Por um novo contrato social com a natureza. E o texto: Universidade Federal do Pará. 7 a 13 de julho de 2024. Belém - Pará.

Feira de Economia Solidária e da Diversidade

Durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, teremos como parte integrante da programação, a Feira da Economia Solidária e da Diversidade. Esse espaço tem como objetivo proporcionar a participação e o envolvimento de diversos sujeitos sociais que elaboram e produzem bens diversos, como alimentos beneficiados, artesanatos, moda e design, artes, utensílios, produção literária, dentre outros. Muitos desses processos, que envolvem geração de emprego e renda, transformações na vida de comunidades e coletivos (associações, federações, sindicatos, organizações), combate à fome, práticas de sustentabilidade e de defesa de direitos humanos, são protagonizados em estreita cooperação com as práticas de pesquisa e de extensão desenvolvidas por instituições acadêmicas (Institutos Federais, Universidades e Institutos de Pesquisa).

Com efeito, a Ciência e a Tecnologia, quando pensadas em diálogo com a sociedade e, preocupadas com as questões do nosso tempo, produzem impactos positivos e processos de transformação com inclusão social, uma espécie de Ciência Cidadã. Nossa feira pretende reunir experiências interessantes de Norte a Sul do Brasil, cujos processos valorizem o trabalho justo, a inclusão social, o respeito à natureza, a equidade de gênero, o reconhecimento das múltiplas diversidades, a agroecologia, o diálogo entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade nos vários territórios urbanos e rurais do Brasil. Diversos empreendimentos liderados por mulheres, cooperativas, povos indígenas e comunidades tradicionais, juventudes, povos tradicionais de matrizes africanas, camponeses, agricultores familiares, estarão presentes nessa feira, que pretende representar a beleza, a criatividade e a força do povo do Brasil em sua relação com a Ciência e a Tecnologia. Afinal, mais que um espaço de comercialização de produtos, essa iniciativa estimulará a troca de experiências, a consecução de oficinas e a divulgação de processos socioeconômicos bem sucedidos em sua relação com uma Ciência Cidadã. Anote em sua agenda e não perca de jeito nenhum.