Está escrito em destaque "Septuagésima sexta Reunião Anual da SBPC" e o tema "Ciência para um futuro sustentável e inclusivo". As palavras sustentável e inclusivo estão evidenciadas por faixas nas cores vermelha e amarela, respectivamente. Abaixo, está escrito o subtítulo do tema: Por um novo contrato social com a natureza. E o texto: Universidade Federal do Pará. 7 a 13 de julho de 2024. Belém - Pará.

Sobre a UFPA

Uma Universidade da e na Amazônia

Criada em 2 de julho de 1957, a Universidade do Pará é fruto da reunião de 7 faculdades cujas histórias remontam ao início do século XX: Faculdade Livre de Direito (1902), Escola de Farmácia (1903), Escola Livre de Odontologia do Pará (1914), Faculdade de Medicina do Pará (1919), Escola de Engenharia do Pará (1931), Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuariais (1947) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belém (1948). Na década de 1960, a Universidade incorporou a Escola de Química Industrial do Pará (1920) e a Escola de Serviço Social do Pará (1950) e passou a se chamar Universidade Federal do Pará. A partir de então, começou a expandir as suas atividades, criando novas faculdades e unidades acadêmicas na capital e no interior do Pará, além de outros estados da Amazônia.

Como instituição multicampi, a UFPA tem contribuído com o desenvolvimento de todas as mesorregiões do estado do Pará e deu origem a três novas universidades federais, por desmembramento de seus campi em Santarém (Universidade Federal do Oeste do Pará), Marabá (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e Macapá (Universidade Federal do Amapá), além de ter contribuído com a formação da Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, são doze campi, instalados em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.

Com um quadro de servidores de 2.997 docentes e 2.458 técnicos, a UFPA oferece 157 cursos de graduação (presenciais ou a distância), em mais de 80 municípios paraenses. Tem uma população de mais de 50 mil alunos de graduação, pós-graduação e educação básica, técnica e tecnológica. Abriga a Escola de Aplicação, a Escola de Música e a Escola de Teatro e Dança, além de 2 Hospitais Universitários, um hospital veterinário, clínicas e laboratórios diversos, um Teatro, um Museu, uma Galeria de Arte e inúmeros serviços de atendimento à comunidade.

Por meio da extensão, interage com uma gama de organizações e grupos sociais, contribuindo diretamente com a transformação da realidade social da Amazônia, a partir do conhecimento produzido em seus ambientes. A pós-graduação stricto sensu, iniciada em 1973 com a criação do Curso de Mestrado e Doutorado em Geofísica, hoje reúne 52 cursos de doutorado e 100 cursos de mestrado, com enorme reconhecimento nacional e internacional. No lato sensu, a UFPA oferta 26 cursos de Residência Médica ou Multiprofissional, além de cursos de Especialização. Esses cursos atendem a um contingente de cerca de 10 mil alunos.

Para saber mais sobre a UFPA, acesse: portal.ufpa.br

Redes sociais @ufpa_oficial