Passeios
Praças e Parques
Se o calor é grande na cidade, então, a melhor pedida para as horas livres é buscar as praças ao ar livre, sob a sombra das mangueiras; ou as beiras de rio, aonde é possível sentir a brisa e ver um lindo pôr-do-sol. Algumas opções são:
Estação das Docas
O complexo turístico é referência nacional, por oferecer, em um só lugar, opções de gastronomia, moda, lazer e eventos, com conforto e segurança. À beira da baia do Guajará, tem 500 metros de extensão voltados para orla e comporta três armazéns, distribuídos em 32 mil metros quadrados, formado por bares e restaurantes, além de um terminal fluvial para embarque e desembarque de passageiros.
Localização: Avenida Boulevard Castilhos França, s/n, Bairro Campina, Belém, Pará.
Belém Porto Futuro
Parque localizado em frente ao terminal hidroviário de Belém, integra a área portuária da capital paraense. O projeto conta com pistas de corridas, ciclismo, playground, Wi-Fi grátis e um lago artificial.
Localização: Rua Belém, s/n, Bairro Reduto, Belém, Pará.
Mangal das Garças
Reduto ecológico com espécimes de fauna e flora típicas da Amazônia. Dispõe de um mirante para Belém em 360º, borboletário, viveiro de aves e plantas, restaurantes e o Museu da Navegação.
Localização: Passagem Carneiro da Rocha, ao lado do Arsenal da Marinha, Bairro Cidade Velha, Belém, Pará.
Complexo Ver-o-Rio
O espaço tem uma vista linda pro pôr-do-sol, um laguinho com pedalinhos e outras atrações tradicionais, como as barraquinhas de sorvete, doces, comidas típicas, tapioca e bares.
Localização: Av. Marechal Hermes, 1374, Bairro Umarizal, Belém, Pará.
Complexo Arquitetônico de Nazaré
É constituído pela Basílica Santuário, Praça Santuário, o Centro Social e o espaço Memória de Nazaré. Reúne tudo o que se relaciona à devoção dos paraenses por Nossa Senhora de Nazaré, festividade religiosa e cultural que ocorre sempre no mês de outubro. Ao redor da Praça santuário, há barracas com comidas tradicionais da região, e, no seu entorno, há opções tanto para manhãs como à noite. Destaque para a Av. Nazaré, uma das principais ruas da cidade formada por um túnel de Mangueitas e, nas proximidades, a Av. Brás de Aguiar, que dispõe de comércio com restaurantes, bares, cafés e lojas.
Localização: Av. Nazaré, s/n (entre Travessa 14 de Março e Rua Generalíssimo Deodoro), Bairro Nazaré, Belém, Pará.
Complexo Feliz Lusitânia
Área ao ar livre que concentra edifícios centenários da época da colonização, com canhões e muretas de pedra. Integram o Complexo: o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas, a Catedral da Sé e a Igreja de Santo Alexandre.
Localização: Rua Siqueira Mendes, s/n, Bairro Cidade Velha, Belém, Pará.
Praça da República
Localizada próxima ao centro histórico de Belém, entre os bairros da Campina, Reduto e Nazaré, a praça conta ainda com outros pontos culturais em seu entorno: o Theatro da Paz, o Teatro Waldemar Henrique, o parque João Coelho e a Praça da Sereia. Aos domingos, há uma feira tradicional com barriquinhas de artesanato, comidas, sebos de livros e discos, além de produtos importados.
Localização: Avenida Presidente Vargas, 814, Bairro Campina, Belém, Pará.
Praça Batista Campos
Um refúgio verde no meio da cidade que serve como espaço para caminhadas, exercícios, ou apenas para relaxar. Você consegue tomar água de coco em diversas barracas ao seu redor.
Localização: Travessa Padre Eutíquio, s/n, Bairro Batista Campos, Belém, Pará.
Praça Brasil
Arborizada e muito frequentada, a Praça Brasil, em Belém, é um logradouro com múltiplas finalidades para quem a visita, dentre elas, o consumo do tradicional Guaraná da Amazônia, bebida energética que tem como base o famoso fruto nativo e outros complementos.
Localização: Travessa Dom Pedro I, Bairro Umarizal, Belém, Pará.
Parque Estadual do Utinga
É uma unidade de conservação brasileira de nível estadual de Proteção Integral, administrado pelo instituto Ideflor-bio, com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de relevância ecológica e beleza cênica, estimular a realização de pesquisas científicas e, incentivar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, incluindo o turismo ecológico. A sua extensa área verde é utilizada para atividades de caminhada, corrida, passeios de bicicleta e/ou de patins, além de exercícios contemplativos de beleza cênica e meditativos.
Localização: Avenida João Paulo II, s/n, Bairro Curió-Utinga, Belém, Pará.
Bosque Rodrigues Alves
Área de preservação ambiental que abriga mais de 300 espécies de flora e 58 espécies de fauna.
Localização: Avenida Almirante Barroso, s/n, Bairro Marco, Belém, Pará.
Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi
O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil. Com uma área de 5,4 hectares, o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi está situado no centro urbano de Belém. Além de abrigar uma significativa mostra da fauna e flora amazônicas, o Parque é o principal local das atividades educativas da instituição, funcionando tal como um laboratório para aulas práticas.
Localização: Avenida Magalhães Barata, 376, Bairro São Brás, Belém, Pará.
Parque Cemitério Soledade
É uma necrópole pública fundada em 1850, devido a epidemia de febre amarela do século XIX. Com mais de 400 túmulos, o cemitério é do século XIX e tombado pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Unindo museu e educação patrimonial, é aberto para visitações públicas guiadas e individuais.
Localização: Avenida Serzedelo Corrêa, 514, Bairro Batista Campos, Belém, Pará.
Portal da Amazônia
Área de lazer, incluindo quadras de esporte, áreas com equipamentos de ginástica, restaurantes e quiosques ao ar livre.
Localização: Avenida Bernado Sayão, s/n, Bairro Jurunas, Belém, Pará.
Museus
Museu de Arte Urbana de Belém
Iniciativa inaugurada em 2023, o MAUB é um reduto de arte ao ar livre, que reúne obras de 21 artistas visuais de estilo grafitagem. Os painéis estão nos muros, fachadas e paredes de prédios localizados no Complexo do Ver-o-Rio, com temáticas regionais. O maior painel mede impressionantes 22 metros de altura por 56 de largura.
Localização: Avenida Marechal Hermes, 3881, Bairro Umarizal, Belém, Pará.
Museu de Arte Sacra
Localizado no antigo Palácio Episcopal, originalmente Colégio Jesuítico de Santo Alexandre, foi inaugurado em 28 de setembro de 1998. Integrada ao Museu está a Igreja de Santo Alexandre (originalmente Igreja de São Francisco Xavier), construída pelos padres da Companhia, com participação do trabalho indígena entre o fim do século XVII e início do século XVIII.
Dentre as várias modificações arquitetônicas e decorativas que sofreu, a Igreja herdou como estilo predominante o barroco e foi inaugurada em 21 de março de 1719. Possui em seu acervo, diversas imagens e esculturas sacras de várias épocas históricas, seja de origem católica ou de outras matrizes religiosas.
Localização: Praça Frei Brandão, s/n, Bairro Cidade Velha, Belém, Pará.
Museu do Estado do Pará
Dispõe de um acervo diverso, composto de pinturas, mobiliário, acessórios, fotografias, entre outros bens, que incluem o próprio edifício como testemunhos de diferentes contextos da história do Pará. Parte deste acervo compõe a exposição de longa duração nos salões nobres do pavimento superior e no pavimento térreo, e possui as galerias Manoel Pastana e Antonio Parreiras destinadas a receber mostras de curta e média duração.
Localização: Praça Dom Pedro II, s/n, Bairro Cidade Velha, Belém, Pará.
Museu da UFPA
Belo prédio centenário com boa amostra da arte contemporânea local. Integrante da Universidade Federal do Pará, está instalado no Palacete Augusto Montenegro desde 2003. É considerado o primeiro museu voltado para a preservação e difusão das artes visuais da Amazônia.
Localização: Av. Gov. José Malcher, 1192, Bairro Nazaré, Belém, Pará.
Memorial dos Povos indígenas e Palacete Bolonha
É um espaço cultural inaugurado em 2003, em Belém do Pará. Trata-se de um espaço público de 6 mil m², projetado pelo arquiteto José de Andrade Raiol, que inclui também um anfiteatro coberto, destinado à cultura e lazer. Anexo a ele está o Palacete Bolonha, aberto à visitação pública, que é uma das mais representativas construções arquitetônicas de Belém do início do século XX.
Localização: Avenida Governador José Malcher, 295, Bairro Nazaré, Belém, Pará.
Museu da Imagem e do Som e Palacete Facíola
Patrimônio histórico do Estado, o Centro Cultural Palacete Facíola, integra o acervo do Museu de Imagem e do Som (MIS) e o Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) de Belém. Contém espaços dedicados à preservação do acervo, às exposições temporárias, à educação patrimonial, à preservação e à fiscalização do patrimônio, além de um auditório para atividades ligadas às manifestações e expressões da cultura material e imaterial do Pará. O Museu de Imagem e do Som, que contempla mídias sonoras em fitas K7, discos de vinil e CDs; mídias audiovisuais, que engloban fitas VHS, rolos de películas 35mm/16mm, DVD’s, fitas mini DV e DVCam e HD Cam; fotografias e materiais impressos.
Localização: Av. Nª Sra. de Nazaré, 138, Nazaré, Belém, Pará.
Museu de Gemas São José Liberto
Está abrigado no prédio que guarda a invocação de São José. Erigido como convento em 1749, serviu ainda como depósito de pólvora, quartel, olaria e hospital até o século XIX, sendo uma das construções mais antigas da cidade. A partir dos anos quarenta do século XX, passou por várias adaptações para se tornar o “Presídio São José”, função desativada pelo Governo do Estado em 1998. Entre 2000 e 2002 foi adaptado para abrigar Complexo São José Liberto, sendo composto atualmente pelo Museu de Gemas do Pará, pela Oficina de Joias e pela Casa do Artesão. O Museu de Gemas, integrado ao Sistema de Museus, rememora a história da gemologia no Pará desde períodos que remetem ao século XVIII, e sua exploração até a contemporaneidade.
Localização: Praça Amazonas, s/n, Bairro Jurunas, Belém, Pará.
Feiras ao ar livre
Feira do Ver-o-Peso
O Mercado Ver-o-Peso ou Mercado Municipal Bolonha de Peixe ou Mercado de Ferro ou somente Ver-o-Peso, é um mercado público, feira-livre, zona portuária de pequeno porte, inaugurado em 1901 (substituindo a "Casa de Haver-o-Peso", 1625-1899), que faz parte do Complexo do Ver-o-Peso, formado pelo Mercado de Ferro, Praça do Pescador, Doca das embarcações (1803, e feira do peixe), Pedra do Peixe e, pela feira-livre (considerada a maior da América Latina), que abastece a cidade com variados gêneros: vestuário, ervas medicinais, alimentícios (como peixe e carne) vindos das ilhas circunvizinhas (área insular) da capital e dos municípios do interior, fornecidos por via fluvial.
Localização: Boulevard Castilhos França, Barro Campina, Belém, Pará.
Feira do Açaí
A Feira do Açai é um entreposto comercial público, uma feira-livre ao céu aberto de comercialização do açaí, uma zona portuária de pequeno porte e, um conjunto de lanchonetes, que faz parte do Complexo do Ver-o-Peso, localizado às margens da baía do Guajará no bairro da Cidade Velha.
Localização: Tv. Marquês de Pombal, 44, Bairro Campina, Belém, Pará.
Feira da 25
A Feira da 25 é uma das mais famosas feiras em Belém, onde se encontra um pouco de tudo (frutas, verduras, legumes, mariscos, açaí, farinha...), com variados preços.
Localização: Avenida Rômulo Maiorana, s/n, Bairro Marco, Belém, Pará.
Praias
Ilha de Cotijuba
APA da Ilha de Cotijuba é uma área de proteção ambiental localizada na ilha homônima, e uma das 42 ilhas que integram a região insular do município brasileiro de Belém.
Como chegar: o embarque é feito pelo porto do Distrito de Icoaraci, localizado na rua Siqueira Mendes, 1096.
Telefone: (91) 3227-6147.
Ilha do Marajó
É uma ilha costeira do tipo fluviomarítima situada na Área de Proteção Ambiental do arquipélago do Marajó, no estado do Pará, na região norte do Brasil. Considerada a maior ilha fluviomarítima do planeta.
Como chegar: Pode levar em média duas horas dependendo do barco utilizado. Existem lanchas rápidas, catamarãs e balsas para essa travessia. O trajeto é feito a partir do Terminal Hidroviário de Belém, localizado na Av. Mal. Hermes, 901 150 - Umarizal, Belém - PA.
Telefone: (91) 98895-6563.
Ilha de Mosqueiro
A ilha do Mosqueiro é um distrito administrativo do município de Belém. Mosqueiro é uma ilha fluvial localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do rio Amazonas, em frente à baía do Guajará. Possui 17 km de praias de água doce com movimento de maré. O nome "Mosqueiro" é originário da antiga prática do "moqueio" do peixe pelos indígenas Tupinambás que habitavam a ilha.
Como chegar: A melhor maneira de visitar a Ilha de Mosqueiro é ir de carro ou ônibus. A ilha está localizada a 70 km do centro de Belém. O acesso é pela BR-316 e depois PA-391. A linha 970 parte diariamente do Terminal Rodoviário de Belém. A passagem custa R$ 5,80. Outra opção é o transporte hidroviário, com duração de 1h30, saindo do Terminal Hidroviário de Belém em direção ao Terminal Hidroviário de Mosqueiro. Durante a semana, o valor da tarifa é R$ 10 e nos fins de semana R$ 20.