Sobre a SBPC
Uma Sociedade em defesa da Ciência e da Educação
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, exerce um importante papel na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Representa mais de 170 sociedades científicas a ela associadas e milhares de sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados pela ciência.
A SBPC participa ativamente de debates sobre questões que determinam os rumos das políticas científicas, ambientais, educacionais, culturais e de direitos humanos no Brasil. Tem assento permanente no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão consultivo do governo federal para definição de ações prioritárias no campo da CT&I, e conta com representantes oficiais em cerca de 40 conselhos e comissões governamentais. A SBPC mantém sua independência absoluta de qualquer interferência política. Sua posição é de crítica construtiva aos atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no País.
Realiza eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de discutir políticas e promover o engajamento público com temas ligados às diversas áreas do conhecimento, como a Reunião Anual da SBPC, considerada o maior evento de divulgação científica da América Latina.
A entidade tem atuação intensa na divulgação científica e nos assuntos caros ao público brasileiro, com publicações como o Jornal da Ciência, a revista Ciência & Cultura, o portal Ciência & Mulher, o podcast “O som da Ciência” e a edição de livros e documentos sobre temas diversos. Presente nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, seus mais de 300 mil seguidores encontram um espaço de interação nos debates sobre as ações e problemas atuais do País.
Além disso, também desenvolve projetos para incentivar o interesse científico nas escolas e a maior participação das mulheres na Ciência.
Criado nos anos 90, o Programa “SBPC vai à Escola” visa a promover a divulgação da ciência e o intercâmbio de conhecimentos entre professores e estudantes. Centenas de escolas já participaram do programa, impactando milhares de estudantes e professores.
Para fortalecer a presença feminina na ciência, a SBPC lançou em 2019 o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, destinado a cientistas brasileiras destacadas e futuras pesquisadoras de notório talento no País. A premiação, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori, está em sua 5ª edição e já homenageou mais de 20 mulheres e meninas.
Reuniões Anuais e Regionais
A primeira Reunião Anual da SBPC aconteceu na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC, SP) entre os dias 11 e 15 de outubro de 1949, pouco mais de um ano após sua fundação. Desde então, as Reuniões Anuais tornaram-se importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um espaço privilegiado para debates.
Os encontros, que atualmente chegam a reunir 15 mil visitantes de todo o País, contam com a participação de pesquisadores, estudantes, professores de todos os níveis de ensino, representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como cidadãos interessados nos temas apresentados. Os eventos são realizados prioritariamente em universidades ou institutos de pesquisa públicos.
A SBPC realiza ainda Reuniões Regionais, com o objetivo de levar o debate científico para o interior do País, geralmente fora das capitais. São eventos de divulgação científica semelhantes às Reuniões Anuais, porém com temas focados nas questões pertinentes às comunidades locais.