Está escrito em destaque "Septuagésima sexta Reunião Anual da SBPC" e o tema "Ciência para um futuro sustentável e inclusivo". As palavras sustentável e inclusivo estão evidenciadas por faixas nas cores vermelha e amarela, respectivamente. Abaixo, está escrito o subtítulo do tema: Por um novo contrato social com a natureza. E o texto: Universidade Federal do Pará. 7 a 13 de julho de 2024. Belém - Pará.

Tenda Cultural

Na Tenda Cultural, pela manhã, de 8 a 12 de julho, as giras serão um convite para a reflexão da arte, com convidados de diferentes campos do saber, das 9h às 11h. 

No horário do almoço, das 11h30 às 13h, a programação será no palco, com as apresentações, mostras e oficinas das encruzilhadas de cenas vivas. 

No período da tarde, das 14h às 17h30, o público poderá participar de imersões culturais, em forma de oficinas, rodas de conversas e intervenções artísticas, que convidam o espectador a participar desse espaço de questionamentos. Nesse mesmo horário, todos os dias, haverá mostras de cinema e audiovisual na Caixa Preta.


Na mostra artística, o convite é para desfrutar da Exposição de Figurinos da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), coordenada pela professora Ézia Neves, a qual apresenta figurinos cênicos que celebram a tradição teatral e a criatividade artística de discentes, conectando o passado e o presente da cena cultural paraense.

Por sua vez, a Exposição do Museu do Auto do Círio, organizada pelo professor Tarik Coelho, oferece um fragmento do rico acervo desse evento religioso-cultural, destacando a preservação e a valorização do patrimônio imaterial da região. 


Já a Exposição Coletiva de Pintura “O Raio que o Trava”, com curadoria da Rafael Matheus Moreira, traz visões contemporâneas e críticas, por meio de obras de pintura e desenho que exploram temas como ruptura e transformação.

A mostra Ver o Ofício, da professora Isis Molinari, e o Projeto Mordente, coordenado pela professora Elaine Arruda, adicionam uma dimensão gráfica e experimental, proporcionando ao público uma imersão em técnicas e processos artísticos inovadores. 


Temos, ainda, a Mostra Tecidas Ações em Güera, oriunda do Projeto de Monitoria/PROEG – 2023/2024 e coordenada pela professora Claudia Leão, dando destaque ao trabalho realizado dentro da UFPA. 


Por fim, a Exposição Fotográfica “Memorial Pe. Bruno Sechi: a caminho do Emaús”, coordenada pela professora Inês Ribeiro e pelo professor Tadeu Costa, encerra a programação com uma poderosa narrativa visual que homenageia o legado de solidariedade e justiça social do Padre Bruno Sechi. As fotografias expostas não apenas documentam a história, mas também inspiram uma renovada consciência social.